Minicursos

(Listagem em breve)

Os interessados em participar de algum dos minicursos oferecidos devem efetuar o pagamento do valor correspondente (ver na aba “inscrição”) e enviar um e-mail com o comprovante para conelp.uerj@gmail.com, indicando no assunto “Inscrição em minicurso” e informando no e-mail seu nome completo e qual dos minicursos deseja participar.

É possível a inscrição em até dois minicursos, desde que sejam em dias diferentes.

Reforçamos que a quantidade de vagas é limitada.

Programação

Importante: os primeiros 100 professores de língua portuguesa do Estado e do Município do Rio de Janeiro possuem inscrição gratuita nos minicursos. Basta enviar documentação comprobatória e fazer a inscrição normalmente por e-mail.

1. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)
Escrever textos na Era Digital
 

2.Tania Câmara (UERJ) e Denise Salim (UERJ)
Ler e escrever: palavras e estilo

3. Leonor Werneck (UFRJ)
Correção e avaliação de textos argumentativos

4. Wagner Alexandre (UFRRJ) e Angela Bravin (UFRRJ)
Interpretação de textos e Elaboração de itens de múltipla escolha

5. Eliete Silveira (UFRJ)

Princípios fonológicos para o ensino de língua portuguesa

6. Glayci Xavier (UFF) e Eveline Coelho (UERJ)
Desvendando os quadrinhos: multiletramentos sob perspectiva discursiva

7. Gina Paula  (SME/RJ)
Leitura e escrita no ensino fundamental: uma experiência com elaboração de materiais didáticos
8. Vanda Elias (UNIFESP) e Janine Maria (SME/RJ)
Argumentação e hipertextualidade
 
9. Anna Christina Bentes (UNICAMP)
O texto além do texto: Fake News no Brasil MINICURSO CANCELADO
Os inscritos neste minicurso poderão escolher outro ou receber a devolução de sua inscrição.
 
10. Patrícia Neves (UFF) e Luciana Vilhena (UNIRIO)
Língua e Discurso em um letramento para a resistência
 
11. Nadja Pattresi (UFF) e Ilana Rebello (UFF)
A BNCC e o ensino de leitura: práticas e atividades para interpretar e compreender
 
Gêneros textuais e normas: da norma culta à norma-padrão
 
13. Ana Poltronieri (IFF/Campos dos Goytacazes)
Semiótica da cultura: perspectivas de aplicações em sala de aula de língua portuguesa
 
14. Adriana Borgerth (PUC-Rio), Vanessa Freitas (PUC-Rio) e Sheila Mejlachowicz
Gêneros textuais na aula de PLE

Todos os direitos reservados © Conelp